Se você gosta da filosofia espírita, está no lugar certo.
"Entre o bem e o mal não existe neutralidade.
De igual modo, não há miscibilidade ou transição entre a verdade e a mentira.
Escondemo-nos na sombra ou revelamo-nos na luz.
Quem não edifica o bem, só por essa omissão já está
forjando o mal, em forma de negligência."

Emmanuel - do livro O Espírito da Verdade

QUERIDO (A) VISITANTE, FIQUE A VONTADE PARA FAZER QUALQUER COMENTÁRIO.


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

INSTRUÇÃO X EDUCAÇÃO

É preciso não confundir instrução com educação. A educação abrange a instrução, mas pode haver instrução desacompanhada de educação.

A instrução é mais especialmente a aprendizagem da ciência, a educação é a aprendizagem da vida; a instrução desenvolve o talento, a educação forma o caráter. A missão da educação é mais elevada, mais dificil a sua arte.


Instruir é ilustrar a mente com certa soma de conhecimentos sobre um ou vários ramos científicos. Educar é desenvolver os poderes do espírito, não só pela aquisição do saber, como especialmente na formação e consolidação do caráter.


O intelectualismo não supre o cultivo dos sentimentos. “Não basta ter coração, é preciso ter bom coração,” disse Hilário Ribeiro, educador emérito, nascido no Brasil no séc.XIX.


Todos os problemas do momento atual se resumem em uma questão de caráter: só pela educação podem ser solucionados.


Demasiada importância se liga às várias modalidades do saber, descurando-se o principal: a ciência do bem.


Os pais geralmente se preocupam com a carreira que os filhos deverão seguir, deixando-se impressionar pelo brilho e pelo resultado utilitário que de tais carreiras possam advir. No entanto, deixam de atentar para a questão fundamental da vida, que se resolve em criar e consolidar o caráter. Antes de tudo, e acima de tudo, os pais devem cuidar da educação moral dos filhos, delegando a cada um a escolha da profissão, como um dos componentes necessários à sua caminhada evolutiva.


A crise que assoberba o mundo é a crise do caráter, responsável por todas as outras.

O momento reclama a ação de homens éticos, honestos, escrupulosos, possuídos do espírito de justiça e compenetrados das suas responsabilidades.


Temos vivido sob o despotismo da inteligência. Cumpre sacudir-lhe o jugo fascinador, proclamando o reinado do caráter, o império da consciência, da moral e dos sentimentos.


“ É pela Educação, mais do que pela Instrução que se transformará a Humanidade.”

Allan Kardec


Fonte: Apostila Educação Espírita Infantojuvenil - Sua importância na formação da sociedade do terceiro milênio. (Cláudia Werdine)

Nenhum comentário:

Postar um comentário