Se você gosta da filosofia espírita, está no lugar certo.
"Entre o bem e o mal não existe neutralidade.
De igual modo, não há miscibilidade ou transição entre a verdade e a mentira.
Escondemo-nos na sombra ou revelamo-nos na luz.
Quem não edifica o bem, só por essa omissão já está
forjando o mal, em forma de negligência."

Emmanuel - do livro O Espírito da Verdade

QUERIDO (A) VISITANTE, FIQUE A VONTADE PARA FAZER QUALQUER COMENTÁRIO.


sexta-feira, 19 de março de 2010

O ESPIRITISMO DOS DIAS DE HOJE

Certa feita perguntaram á “Chico Xavier”: O que seria do Espiritismo quando ele desencarnasse? Chico de pronto respondeu: “ _ Será o que os Espíritas fizerem dele”.
Isso nos leva à refletir sobre a nossa responsabilidade na condução de uma doutrina como o Espiritismo, que por ter casas autônomas e não ter uma hierarquia de domínio, somente de conceito, onde a doutrina tem por esqueleto o “Pentateuco Kardequiano”, e as casas tem a liberdade de estarem seguindo as tendências que optarem e sujeitos às vezes a equilíbrios e desequilíbrios de seus dirigentes.
As influências que o Espiritismo sempre sofreu e sofre até os dias de hoje, são de uma enormidade, sempre houve e sempre haverá aqueles que se acharão com direito de reescrever o Espiritismo, de criar novas verdades, imprimir novas idéias nas cabeças daqueles que entraram no Espiritismo, mas o Espiritismo não entrou neles. Acreditam estas pessoas, que pelo fato do Espiritismo ser uma doutrina criacionista (que parte do principio de tudo foi criado) e evolucionista (que tudo evolui), que as informações que não nos foram reveladas em outras épocas, serão reveladas através destes que se apresentam como “portadores da nova verdade”, como se de repente as nossas verdades (que são eternas) ficassem velhas, e que sem mais nem menos, fossem estes o Kardec de novos tempos.
Dizem ainda estas pessoas que Emmanuel, André Luiz, Yvone Pereira e tantos outros que fizeram desta doutrina a grande universidade do saber, estão ultrapassados, e lhes pergunto então.
Como pode, uma doutrina que tem pouco mais de 150 anos, falando de amor, justiça, sabedoria, auto conhecimento, evangelho de Jesus, ter nos seus precursores, ou seja, naqueles que abriram o caminho e o mundo para tamanho conhecimento, ficarem ultrapassados? É como se a gente passasse a amar de outra forma, conhecesse outra forma de justiça que não seja a divina, o auto conhecimento tão bem colocado por Sócrates ficasse démodé.
Jesus quando aqui esteve, disse, “Não vim destruir a lei, e sim confirmá-la”. Assim meus irmãos, tudo aquilo que vier, será por complemento daquilo que ai esta, e não para reescrever a história, vira através de muitos lugares e por muitos médiuns, serão informações que estarão em conformidade daquilo que já existe. É preciso que nós como espíritas que somos, façamos bom uso daquilo que temos, divulguemos com responsabilidade a informação, e tenhamos critérios para falarmos de espiritismo.

Jaime Ricardo Carlotti A.L.O
Assoc. Espírita Allan Kardec – S. J. Rio Preto/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário