Se você gosta da filosofia espírita, está no lugar certo.
"Entre o bem e o mal não existe neutralidade.
De igual modo, não há miscibilidade ou transição entre a verdade e a mentira.
Escondemo-nos na sombra ou revelamo-nos na luz.
Quem não edifica o bem, só por essa omissão já está
forjando o mal, em forma de negligência."

Emmanuel - do livro O Espírito da Verdade

QUERIDO (A) VISITANTE, FIQUE A VONTADE PARA FAZER QUALQUER COMENTÁRIO.


terça-feira, 22 de setembro de 2009

PRÁTICA DO ENSINO FILOSÓFICO



Filosofar é adentrar no portal da iniciação à sabedoria que nos ensina que todo saber passa antes de tudo pelo caminho da humildade e não pela via real de um saber seguro de si. Von Zuben


No dizer de VON ZUBEN, citado por Junot Cornélio Matos(1), "o ensino de filosofia distingue-se de qualquer outro tipo de ensino, pois é um ensino filosófico. Exige da parte do professor a consciência da atitude filosófica. Em vez de conteúdos expressos em doutrinas, teorias e sistemas consignados nas Histórias da Filosofia, o "objeto" da ensinabilidade e da apropriação é uma atitude".
Talvez, mais importante do que o conteúdo em si seja a postura que orientará a prática pedagógica do professor de Filosofia no dia-a-dia da sala de aula... ...trata-se de uma ruptura com as concepções cristalizadas do senso comum, mostrando que a Filosofia começa com a problematização daquilo que parece óbvio no mundo cotidiano. Mais do que ensinar um conteúdo, é preciso instaurar uma postura filosófica que comece por duvidar que a realidade seja um dado. Em suma, o que se propõe é um trabalho docente calcado numa concepção que enfatiza a Filosofia como reflexão, descartando-se a erudição filosófica como um fim em si mesmo.(2)
Para Platão e Aristóteles, a filosofia formula perguntas sobre o banal, causando o estranhamento e a admiração com respeito a tudo que, até então, não parecia digno de qualquer questionamento. Destacar as realidades do pano de fundo onde se confundem com o comum e o banal, observando o que há de único e especial através da investigação, é uma maravilhosa possibilidade que só cabe dentro de uma atitude filosófica.
Doutrina Espírita é toda lógica e bom senso, que precisam sem entendidos pelo professor como a sua maior riqueza. Afinal, segundo Kardec:
A fé necessita de uma base e, essa base, é a compreensão perfeita daquilo em que se deve acreditar. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap 19,7)
Somente é inabalável a fé que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade. É a esse resultado que o Espiritismo conduz, triunfando assim sobre a incredulidade, todas as vezes que não encontra oposição sistemática e interesseira. (Idem.)
A oposição sistemática e interesseira, nascida do preconceito, só deixa de existir quando se abrem os olhos da razão, com o aval do sentimento e da intuição.

Notas
1.Junot Cornélio Matos, em "O Papel da Filosofia na Educação".
2.Idem.
Autora: Rita Foelker

Nenhum comentário:

Postar um comentário